Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Assunção Cristas apela aos agricultores para se candidatarem «o quanto antes» aos apoios europeus.


A Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, afirmou esperar que Portugal atinja a plena execução das ajudas comunitárias, sem devolver verbas a Bruxelas, e apelou aos agricultores para se candidatarem quanto antes aos apoios europeus disponíveis.
argaiv1484
A Ministra visitou em Évora várias salas de candidaturas a apoios comunitários na Associação dos Jovens Agricultores do Sul (Ajasul) e na Associação Nacional dos Pequenos e Médios Agricultores (Anpema), e afirmou que Portugal tem um «overbooking que nos dá as garantias de termos uma plena execução do dinheiro comunitário».
Atualmente o Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), está com «cerca de 80% de execução» e «estamos é com o desafio de rapidamente começarmos a utilizar os 500 milhões de euros que temos sem cofinanciamento nacional, o que nos dá muita folga para, já este ano e no próximo ano, termos uma boa execução de todas as verbas, do atual e do próximo quadro» Portugal 2020.
A Ministra da Agricultura alertou e incentivou os agricultores para que apresentem rapidamente os seus pedidos «as candidaturas terminam no prazo de um mês, dia 30 de abril, e estão a decorrer a bom ritmo, mas é bom que os agricultores se venham inscrever com tranquilidade, com tempo».
Assunção Cristas reiterou o apelo para que os agricultores «utilizem este tempo para fazerem a sua candidatura às verbas europeias do Regime de Pagamento Único (RPU)» este envolve «uma verba muito significativo», pois, são «cerca de 600 milhões de euros por ano que chegam aos bolsos dos agricultores».
A Ministra salientou a importância da inscrição por parte dos agricultores porque «tudo o que ficar inscrito neste ano também vai ser relevante para os próximos anos».
A Ministra informou que este ano, ao contrário do passado, o funcionamento da plataforma informática através da qual se efetuam as candidaturas registou «um progresso significativo» salientando que «tenho ouvido elogios, o sistema está muito melhor e nós continuamos a trabalhar no melhoramento do sistema».

Terça, 01 Abril 2014 00:00

Fonte: Portal do Governo

Sem comentários:

Enviar um comentário