Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

CDS PROPÕE SUBSTITUIR PROVAS DE AFERIÇÃO DO 4.º E 6.º ANOS POR EXAMES NACIONAIS

O CDS-PP vai apresentar esta quarta-feira à Comissão Parlamentar de Educação um projecto lei para que as provas de aferição de Português e Matemática do 4.º e 6.º anos sejam substituídas por exames nacionais.

"É para todos os intervenientes no sistema educativo português uma evidência que é necessário maior grau de exigência e que a realização de exames nacionais no final dos diversos ciclos deve ser um objectivo implementado", anunciou o deputado José Manuel Rodrigues.

O deputado justifica a medida, afirmando que actualmente há provas de aferição no 4.º e 6.º anos que "não contam absolutamente para nada".

"Já que a máquina está montada, então que existam estes exames nacionais e que eles tenham consequências na avaliação dos alunos", indicou.

Para o CDS, o projecto introduz maior exigência no sistema educativo e não constitui qualquer despesa acrescida.

"Neste ponto de vista, entendemos que há todas as condições para que este projecto venha a passar na Assembleia da República", defendeu.

O texto a apresentar aos restantes grupos parlamentares frisa que a palavra "facilitismo" é "mais do que nunca usada por pais, professores e investigadores para caracterizar o sistema de ensino português".

"Queremos o prémio ao mérito e ao esforço que passa naturalmente por avaliação", lê-se no documento.

Os centristas alegam que, quanto mais cedo aparecerem na vida escolar os exames nacionais, "mais cedo se conseguem detectar deficiências que de outro modo se mantêm em todo o percurso escolar".

Terça, 06 Julho 2010 17:31
 
CDS com Público.pt
 

Sem comentários:

Enviar um comentário