Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

CDS DEFENDE AUMENTOS NAS PENSÕES MÍNIMAS


Com o congelamento do IAS, não é possível uma actualização das pensões mínimas, das pensões sociais e das pensões rurais - as mais baixas - , que atingem 95% dos 2,7 milhões de pensionistas. Para que seja possível um aumento das pensões, "pelo menos ao nível da inflação", é necessário "alterar da Lei do IAS", explica o deputado do CDS, Pedro Mota Soares.



Segundo o Líder Parlamentar do CDS, "é injusto que se congele as pensões destas pessoas que têm as prestações mais baixas". Opinião partilhada pela deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Aiveca, que teme que, "não alterando a lei, a situação possa repetir-se ano após ano. Nestes momentos de crise ainda é pior", esclarece a parlamentar.



Para que a lei seja aprovada é necessário o consenso de toda a oposição. "O próprio governo já veio dizer que as pensões não vão ficar congeladas, por isso é necessário alterar a lei", acredita Pedro Mota Soares.



Esta quarta-feira é discutido o projecto-lei do CDS que pretende aumentar o valor das pensões mínimas, cujo valor está dependente do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), congelado pelo Programa de Estabilidade e Crescimento.

Segunda, 28 Junho 2010 11:48



CDS.online

Sem comentários:

Enviar um comentário