Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Nacionalização do BPN penalizou contribuintes e a culpa foi do Governo socialista


O período de nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN) foi extremamente prejudicial para os contribuintes por culpa política do anterior Governo socialista, considerou hoje o deputado e porta-voz do CDS-PP, João Almeida, tendo em conta as audições da comissão de inquérito parlamentar ao processo de nacionalização, gestão e alienação do banco.

Segundo João Almeida - que criticou duramente a gestão do BPN pela Caixa Geral de Depósitos, entre o início de 2008 e o final de 2011, na sequência de uma decisão política do executivo liderado por José Sócrates -, os quase quatro anos de nacionalização não resolveram os problemas da gestão de Oliveira e Costa à frente do banco, contribuíram para uma perda de valor acentuada do banco e provocaram uma reprivatização "feita por imposição da ‘troika', em condições muito negativas".

"Ao longo do tempo em que esteve nacionalizado, o BPN foi perdendo valor, não teve uma recuperação da marca, perdeu quatro quintos dos seus depósitos e não conseguiu recuperar valores significativos do crédito que já tinha sido concedido antes da nacionalização. Está ainda por apurar se nas imparidades existentes neste momento não há imparidades que resultem de créditos concedidos já depois da nacionalização ou de reestruturações feitas também depois da nacionalização", disse João Almeida.

Para o deputado do CDS, na sequência das audições até agora realizadas pela comissão de inquérito parlamentar, "está também provado que o BPN nacionalizado, gerido pelo Estado, não conseguiu resolver todos os problemas que tinha com o anterior grupo SLN [Sociedade Lusa de Negócios], designadamente no que respeita a inúmeros ‘off-shores’ que eram proprietários da coleção de arte Miro - questão que ainda hoje está por resolver em termos de propriedade".

Na próxima sexta-feira, adiantou João Almeida, o ex-presidente do BPN Francisco Bandeira será confrontado pelo CDS com os resultados "de uma nacionalização que não serviu os interesses dos contribuintes". E acrescentou: "Essa responsabilidade tem de ser atribuída à administração que foi nomeada pela Caixa Geral de Depósitos, mas também ao Governo do PS, que não apenas decidiu nacionalizar o banco, como foi ainda responsável pela estratégia daquela administração."

- João Almeida, Deputado e porta-voz do CDS-PP, na AR.

Terça, 17 Julho 2012 16:20

In: CDS-PP

Sem comentários:

Enviar um comentário