Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Olha o Papalvo! Pio! Despardalado!


Olha o Papalvo! Pio! Despardalado!



Anda para ai um gajo, que, segundo me contam, ainda é do meu partido. É claro que o meu Partido é o mesmo de sempre, o CDS, e aquele a que eu já no Liceu pertenci… era da Juventude Centrista e depois de crescer passei a ser do CDS.

Ora nunca me senti prejudicado profissionalmente por ter sempre a mesma cor, já que o meu escritório fala por si.

Também me dei sempre bem com a esquerda … especialmente o PCP, onde tenho amigos que me estimam.

Nunca fui político activo e nunca ganhei qualquer tipo de dinheiro, ou poleiro, à custa do CDS ou doutro qualquer.

Nunca quis ter tachos e não tive.

Quis ser advogado e sou.

Quis gostar de Abrantes e Abrantes gosta de mim, à excepção, logicamente, duma minoria que não gostará e terá razões para isso – admita-se que o pior que se pode dizer de um advogado é que ele é muito bom rapaz!

Pelo que sou um homem minimamente feliz, embora algo desencantado por vezes (q. b), com as coisas que vejo.

Não poderei gostar de ver o meu povo acabrunhado, despedido, sem dinheiro e desencantado!

Faço o que posso pelos outros e para muitos, trabalho de graça.

Sou bisneto de um homem que na cidade de outrora, nas vésperas de Natal e na calada da noite de capote, ia meter debaixo das portas de alguns uns envelopes com o pouco dinheiro que lhe sobrava…

Parece que ainda há quem saiba disso e que esse Senhor morreu pobre.

Portanto gosta-se ou desgosta-se do que se sabe ou vê!

Mas daí a andar para aí um gajo, há anos, a dizer mal de mim e que nunca me viu mais gordo – isso não lhe tolero.

Pensando bem até tolero, porque é um gajo e eu sou um Senhor, pelo que a diferença é enorme.

Dizem-me que o gajo tem feito tudo para que eu lhe responda; mas como o “calado é o melhor” não lhe dei troco até hoje e reservo-lhe o meu silêncio de indiferença e tenho-lhe enviado os meus “moita-carrasco”. Parece que ele fica possesso! Pois hoje envio-lhe outro “moita-carrasco” ou pensavam os meus leitores que eu lhe ia responder? Nunca! Não gosto de chinelos e uso sempre sapatos de marca.

Aliás isto do escrever é sempre uma faca de dois gumes, o que por acaso acaba por ser melhor que a imprensa regional e local, vendida e que só publica a sua própria tendência.

É claro que quando estão muito aflitos, vêm cá perguntar o que eu acho… e eu digo… geralmente de borla.

Tenho agora batalhas mais importantes a travar: a proposta de Lei para as Associações Públicas (as Ordens) e a saída das “valências” dos Tribunais de Abrantes.

Por mim até podiam ir atafulhar o Tribunal do Entroncamento ou passar para Huelva, porque nós advogados passamos a vida de um lado para o outro… é um desassossego diário no Pais; mas agora vai você também e as suas testemunhas, sendo que os hotéis agradecem; ademais as audiências só começam às nove horas da manhã e há bons transportes diários para Tomar, onde até os desempregados não pagam…

Por mim até compro mais um escritório e ora janto no Fazenda ora almoço no Tabuleiro.

Mas estou bem porque estou a defender Abrantes e todos os Abrantinos – mas todos. De borla claro…como alias só alguns Advogados a sério o fazem e cá no burgo ainda há uns três ou quatro (pelo que não sou nenhum bicho raro). Mas desses, o gajo também diz mal e eles fazem-lhe o mesmo que eu – votam-no ao desprezo.

O que o gajo se esquece ou não sabe é que tanto gajo como Senhor é homem. E que há homens que às vezes dão umas fortes “lanchetas” nas ventas de outros.

Pode ser que ele as grame num dia em que eu esteja mal disposto…

E agora vem a comunicação social, que só relata o que lhe apetece, perguntar-me a quem me refiro e eu vou dizer-lhes ou não?

Logo se vê… mas têm que cá vir perguntar.

Outras vezes nem é preciso: licenciou-se em brutologia atómica a filha da D. Alzira, com média elevada e “ parabéns à prima que a velha está coxa “.

Ademais se eu quiser noticiar noticio.

Cá vai: o Presidente da Concelhia de Abrantes e da Distrital de Santarém do CDS é o Dr. José Vasco Matafome (Oh Zé estes tinham que as gramar).

- Eu sou o 1º Vice-Presidente da Mesa Distrital e o Presidente da Mesa Concelhia.

- E a Distrital do CDS é agora em Abrantes sediada.

- Além disso ainda estou à espera que me marquem a data da defesa da minha tese de Mestrado em Ciências Jurídico Criminais (Dt.º Médico). Claro que vou ser Mestre e depois vou-me Doutorar.

- E a filha do Silva entrou para a Faculdade de Ciências Culturais e Recreativas da Póvoa de Santo Adrião e um dia destes é engenheira de recriação.

- A minha filha mais velha vai entrar com 18 ou 19 valores para a Universidade de Direito de Coimbra, que foi fundada em 1290.



E finalmente:

Um dia destes, vou às ventas dum gajo.

Belo! Belo! Queriam conversa?

“ Evaristo: tens cá disto? “



Quase me ia esquecendo de dizer que para ser credível, confiável e advogado; não é só preciso ser culto e letrado… ainda se tem que ser besta como eu, pois só uma besta ainda pode amar Abrantes e o seu Povo.



A besta que se assina, atenciosamente,

António Velez

Sem comentários:

Enviar um comentário