Número total de visualizações de páginas

domingo, 29 de julho de 2012

Parlamento aprova proposta do CDS sobre rede de cuidados para doentes crónicos

A proposta apresentada pelo CDS-PP para criar uma rede de cuidados para pessoas com doenças graves e incuráveis foi aprovada esta quarta-feira, por unanimidade, na Assembleia da República.

"Orgulhamo-nos bastante” pelo resultado conseguido, afirmou deputada Isabel Galriça Neto, uma defensora da criação da rede de cuidados paliativos, integrada no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com a deputada do CDS, com a nova rede "desburocratiza-se o processo de admissão de doentes a precisar de tratamento, que necessitava de avaliação intermédia e agora passa a ser determinado pelos serviços médicos onde é assistido".

"Os cuidados paliativos não são só para pessoas que estão a morrer, são também para quem tem doenças graves e incuráveis”, disse Isabel Galriça Neto.

A rede vai beneficiar de cerca de 60 mil doentes diretamente e de mais 180 mil pessoas indiretamente, quando contabilizados os familiares dos pacientes com doenças graves e incuráveis. A estrutura irá ser criada nos hospitais e nos centros de saúde com condições para isso, e irá sendo autonomizada da atual rede de cuidados continuados. Incluirá, também, apoio domiciliário aos doentes que não precisem de internamento.

Ainda de acordo com Isabel Galriça Neto, outra vantagem é a poupança que resulta das alterações, que variará entre os dois mil e os quatro mil euros por ano e por doente, embora tenha salvaguardado que essa “não é a principal razão”.

A deputada do CDS acrescentou que 20 a 25 por cento dos doentes internados nos hospitais precisam de cuidados paliativos e não tinham esse tipo de resposta. "Um hospital com mais de 250 camas, sem cuidados paliativos, não é uma unidade de saúde moderna", disse Isabel Galriça Neto.
In:CDS-PP

Quinta, 26 Julho 2012 09:32


Sem comentários:

Enviar um comentário