Número total de visualizações de páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

FUNDO DE ESTABILIZAÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL AUMENTOU EM MIL MILHÕES DE EUROS FACE AO INÍCIO DE 2011


O Ministério da Solidariedade e da Segurança Social emitiu um comunicado sobre o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) no qual afirmo que o seu valor de mercado, no final de outubro de 2012, era de 10 676 milhões de euros, «valor que é superior, em 1 000 milhões de euros, ao registado em janeiro de 2011».

Em dezembro de 2011, o montante do FEFSS ascendia a 8 872 milhões de euros, «dos quais 4 465 milhões de euros correspondiam ao valor da dívida pública portuguesa detida».

O comunicado refere ainda que «a desvalorização ocorrida em 2011 resulta de valores da dívida pública detida na carteira serem valorizados no mercado». Contudo, como é - de resto - do conhecimento público, «grande parte do valor da dívida pública nacional valorizou 48% em 2012». De resto, «já a dívida pública não nacional valorizou 4,55%», ou seja, «a carteira de ações do FEFSS viu o seu valor aumentar em 8,1».

Sublinhando que este é um fundo de valorização de longo prazo, e que, portanto, esta perspectiva deve ser sempre tida em conta quando são feitas análises ao seu valor, o texto lembra que «também em 2008 e em 2009, o FEFSS teve idêntica desvalorização, tendo vindo a recuperar o seu valor».

Salientando que «a gestão estratégica do FEFSS foi orientada, desde julho de 2009, pela busca de uma rentabilidade superior à proporcionada por uma carteira de dívida pública portuguesa, representada pelo índice de mercado EFFAS Portugal», o comunicado diz também que «esta orientação estratégica emana da política de investimentos definida no regulamento de gestão do Fundo, publicado pela Portaria n.º 1273/2004, de 7 de outubro».

E conclui: «Acresce que a crise das dívidas soberanas, particularmente nos países do euro, afectou negativamente o desempenho dos mercados de ações cujos principais índices apresentaram uma rentabilidade negativa. Assim o desempenho do FEFSS em 2011 foi o resultado do impacto da crise das dívidas quer diretamente na dívida detida, quer indiretamente pelo contágio aos mercados de ações».

Terça, 06 Novembro 2012 00:00
Fonte: Portal do Governo

Sem comentários:

Enviar um comentário