Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

(POPE) sobre segurança


1ª Convenção Distrital de Santarém do CDS-PP

(POPE) sobre segurança

(Proposta de Orientação Política, Económica e Social)


Em primeiro lugar desejo cumprimentar cordialmente, o Sr. Secretario de estado da Administração Interna Dr. Filipe Lobo d´Avila, o Presidente da Mesa da Convenção o Deputado à AR, Dr. João Rebelo, o Sr. Presidente da Concelhia de Torres Novas, Carlos Gomes, o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Distrital Herculano Gonçalves, o Presidente da Distrital Dr. José Vasco Matafome, bem como todos os presentes nesta 1ª Convenção Distrital do CDS-PP.

 

Este texto não está de acordo com o acordo, com o qual não concordo, exemplo: o cágado já não é cágado,,,!!!!

 

Sr. Presidente vou tentar sintetizar, e não demorar mais de 3 minutos, se por acaso não conseguir peço desculpa. 


Pitágoras há 2.500 anos disse:

"Eduquem as crianças de hoje e não será preciso castigar os homens de amanhâ".

Sobre a Segurança ou a falta dela

A definição de segurança:  A palavra “segurança” deriva do latim “Segurus-se”+Cura.  O termo refere-se “às medidas destinadas à garantia da integridade das pessoas, dos bens e das instituições”

Para nós leigos na materia, mas com algum sentido prático e tendo a noção das coisas, esta definição no seu sentido lato pode-se traduzir por isto: O que entende-mos por segurança, “segurança das pessoas e bens”, segurança da família, ou seja de tudo aquilo que nos é caro, é o poder andar livremente pelas ruas a qualquer hora, não estar preocupado com assaltos aos vários bens que de um momento para o outro desaparecem ou são destruídos, é estar em qualquer lugar e poder disfrutar em paz e com calma, descansar sem sermos incomodados, sem estarmos preocupados com algo que possa acontecer de inesperado.

O Município de Setúbal foi nomeado membro do Conselho Executivo do Fórum Europeu para a Segurança Urbana, permitindo uma participação mais activa nas deliberações deste órgão consultivo do Comité das Regiões da Comunidade Europeia.

 

O Fórum Europeu para a Segurança Urbana (FESU) funciona como lugar de reflexão, cooperação e formação, congregando esforços para a implementação de acções de prevenção da insegurança urbana, de combate ao crime e de inserção social, estimulando, igualmente, as políticas locais, nacionais e comunitárias nas áreas da prevenção da insegurança urbana e tratamento da delinquência.

O fomento da cooperação técnica, a troca de experiências, a realização de projectos comuns na área da segurança urbana e a organização de seminários em que participam diversas personalidades peritas nas áreas da segurança urbana e combate à criminalidade são objectivos do Fórum, sediado em Paris.

 

PROBLEMAS DE SEGURANÇA EM DEBATE EM LOURES.
O Fórum Europeu para a Segurança Urbana (FESU) esteve reunido, no passado dia 1 de Fevereiro, para apresentação das actividades desenvolvidas no âmbito da segurança, bem como das iniciativas a promover. O encontro, realizado em Loures, contou com a presença dos representantes dos oito países membros do Fórum.
Os principais problemas que afectam as cidades europeias foram debatidos no encontro do Comité Executivo do Fórum Europeu para a Segurança Urbana (FESU), realizado, em Loures, a 1 de Fevereiro, no Palácio dos Marqueses da Praia.
Representantes dos fóruns nacionais para a Segurança Urbana da Alemanha, França, Hungria, Bélgica e Luxemburgo, bem como das cidades de Paris, Roma, Budapeste, Modena, Havre e Sevilha, e da região italiana da Emília Romana, partilharam experiências no âmbito da prevenção da criminalidade e da violência.
O Presidente da Câmara Municipal de Loures e Vice-Presidente do FESU, Carlos Teixeira, abriu a sessão destacando a importância do encontro enquanto espaço privilegiado de “troca de experiências e práticas entre os vários países”. Além de Loures, Portugal esteve representado pelo município de Matosinhos.

Em conferência de imprensa, Michel Marcus, Director Executivo do FESU, referiu estar “satisfeito com o crescimento desta rede”, que congrega cerca de 300 autarquias, acrescentando que “esta reunião estatutária do Comité Executivo tem como principal objectivo comparar o que acontece nos vários países e partilhar as melhores formas de actuação”.
Os participantes na reunião tiveram oportunidade de visitar a Escola de Prevenção e Segurança, equipamento da Câmara Municipal de Loures, inaugurado em Dezembro de 2007, destinado a ensinar comportamentos seguros face a todo o tipo de riscos, desde catástrofes naturais a riscos domésticos.

O FESU foi fundado em 1987, em Barcelona, sob a égide do Conselho da Europa, tendo como principais objectivos fomentar a cooperação técnica, a troca de experiências e a realização de projectos comuns na área da segurança urbana.

O Fórum tem estatuto de perito e trabalha em estreita colaboração com a Comissão Europeia, o Conselho da Europa, o Parlamento Europeu, o Comité Europeu das Regiões e a Rede Europeia para a Prevenção da Criminalidade, integra na sua rede os fóruns nacionais da Bélgica, Espanha, França, Itália, Luxemburgo e Portugal.
 
«Criminalidade não está relacionada com a crise»
A conclusão é do comité executivo do Fórum Europeu para a Segurança urbana (FESU).
O comité executivo do Fórum Europeu para a Segurança urbana (EFUS) concluiu que «a criminalidade não está diretamente ligada com a crise europeia», disse o presidente, Guilherme Pinto.
Na reunião daquele fórum estiveram presentes 20 representantes de sete cidades europeias de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica e Malta para discutir a insegurança nos países nos quais entram emigrantes clandestinos.

O presidente da Câmara de Matosinhos e do EFUS explica que «a conclusão tirada desta reunião foi de que não há nenhuma razão que leve a pensar que existe aumento de violência e criminalidade nos países de fronteira europeia. A criminalidade não está diretamente ligada com a crise».

O fórum debateu ainda a necessidade de políticas de integração de imigrantes mais articuladas dentro da EU: «Decidimos reunir o comité executivo do EFUS para chamar atenção da comunidade europeia de que estas cidades vivem sozinhos estes problemas. São cidades que precisam de ajuda e que têm que dar melhores condições aos que chegam», disse Guilherme Pinto.

Para além disso, «é necessário encontrar soluções noutros países para que acolham algumas destas pessoas», explicou Guilherme Pinto, que adiantou terem sido criadas dentro do fórum secções «para que os países troquem experiências e percebam como podem lidar com estas questões».

O autarca de Matosinhos, que foi o primeiro eleito para presidir à EFUS, (Fórum Europeu para a Segurança urbana) garantiu ainda que da reflexão de todos os representantes presentes na reunião surgiu a ideia de que «o importante é investir na prevenção».
«Para além de ser mais económico, é mais eficaz aplicar o dinheiro na prevenção. Agir depois de as coisas acontecerem não é uma boa política e, por isso mesmo que, nestes tipos de crise, é melhor apostar na prevenção e é com isso que pretendemos sensibilizar a comunidade europeia», afirmou.
Teve lugar em Itália, Bolonha a 3ª reunião dos parceiros da UE  sobre o tema VIOLÊNCIA DE RUA, esta reunião efectuou-se a  27 e 28 de junho 2012. This project, which is co-financed by the European Commission, aims at creating an online database that will include knowledge and practices on the prevention of violence committed by groups of youths. Este projecto, que é cofinanciado pela Comissão Europeia, visa criar um banco de dados on-line que irá incluir conhecimentos e práticas sobre a prevenção da violência cometida por grupos de jovens. It will be accessible to field workers, academics, and decision-makers. Será acessível aos trabalhadores do campo, acadêmicos e tomadores de decisão.

Tem esta introdução a finalidade de sensibilizar os presentes para um problema que vem sendo debatido, e estudado, há algum tempo, dado ser um problema comum e de interesse a nível internacional, é um problema transversal a todas as cidades, embora haja quem diga que a segurança em Abrantes está dentro dos “parâmetros normais” mas para aferir estes parâmetros que critérios foram observados?

Creio que não valerá a pena enumerar os assaltos, mas vou citar alguns dos mais correntes nos nossos dias, os roubos dos materiais dos mais variados possíveis, roubos que há um par de anos atrás, ninguém se lembraria de fazer, e muito menos executar, falo do roubo de “PTs, transformadores de grande potencia instalados em postes de alta tensão, de fios de cobre dos telefones públicos, com os cortes dos respectivos postes da rede telefónica, dos roubos fios de cobre dos pivôs de rega, causando prejuízos e transtornos enormes, e pondo em causa a própria vida dos ladrões que já vitimou alguns, devido às descargas de alta tensão.

Bem e aqui faço uma pergunta, se por acaso o dono ou alguém responsável pelo funcionamento destes equipamentos, encontrar os amigos do alheio em pelo assalto, e transtornado pegar numa arma e começar aos tiros, acabando por ferir ou mesmo matar algum dos intervenientes no assalto, o que lhe sucederá?

 

Por proteger o que de direito lhe pertence ou o qual estava confiado à sua guarda? Sim vai preso e acusado de tentativa ou mesmo de assassinato. Sim já sei o que vão responder, que a lei não nos permite fazer justiça pelas próprias mãos, sim eu sei-o e vós também. Mas em casos como os que estamos assistindo, o que fazer, ficar de braços cruzados?

 

Como cidadãos que pagamos os nossos impostos, e que cumprimos a lei, devemos exigir a quem tem a responsabilidade de zelar pela segurança em geral, tome as medidas necessárias, para que a mesma seja efectiva a todos os níveis.

Recorde-se que em Outubro de 2010 o Comando Distrital da PSP de Santarém afirmou, em comunicado, que “a criminalidade denunciada e detectada pela Esquadra da Polícia de Segurança Pública de Abrantes está dentro dos parâmetros de registo criminal normais”.

A Superintendente Paula Cristina da Graça Peneda, apresentou-se no Comando Distrital de Santarém, na terça-feira dia 3 de Abril de 2012, depois de ter tomado posse perante o Ministro da Administração Interna, na Direção Nacional da PSP.

Desejamos à nova Comandante as maiores felicidades, para que a partir de agora haja um novo parâmetro na actividade da PSP do Distrito de Santarém, e para que não se repitam actuações desastrosas como a que deu origem a este triste comunicado.

''Depois de muitas notícias e algumas diligências efectuadas sobre segurança em Abrantes a PSP distrital emitiu este comunicado que transcrevemos na totalidade:

A Polícia de Segurança Pública do Distrito de Santarém, com base nos recentes ilícitos criminais que têm sido mediatizados na área de Abrantes, esclarece o seguinte:

1. A criminalidade denunciada e detectada pela Esquadra da Polícia de Segurança Pública de Abrantes está dentro dos parâmetros de registo criminal normais, comparativamente a anos anteriores;

2. As situações que têm vindo a público estão devidamente identificadas, destacando apenas duas que passamos a descrever o encaminhamento dado pela PSP:

   - a. Um crime de ofensas à integridade física, e dois de danos ocorreu num estabelecimento de pastelaria, onde num espaço de tempo reduzido, verificaram-se três ocorrências - o processo encontra-se em fase de investigação por parte da PSP, sendo que logo que este seja concluído será enviado ao Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Abrantes;

   - b. Suspeita de crime contra a integridade física e extorsão, a um responsável pela exploração de um bar – a investigação efectuada pela Polícia de Segurança Pública de Abrantes está concluída, embora neste caso falta apenas interrogar o arguido, que não compareceu para o referido acto processual.

3. A Polícia de Segurança Pública do Distrito de Santarém está a intensificar o patrulhamento apeado, quer através das suas equipas de intervenção rápida, quer através das brigadas de investigação criminal, além dos elementos afectos ao programa integrado de policiamento de proximidade.

4. A Polícia de Segurança Pública do Distrito de Santarém tem efectuado formação em várias valências, que naturalmente irão contribuir para a qualidade do serviço policial e aumento da eficácia na solução de algumas incivilidades, no combate à criminalidade e no aumento do sentimento de segurança.

5. No sentido de melhorar a qualidade de serviço prestado ao cidadão, apelamos a que qualquer assunto que considerem de interesse comunicar à PSP no distrito de Santarém, seja efectuado através do endereço electrónico rpub.santarem@psp.pt

Estamos seguros que as medidas agora implementadas irão prevenir a ocorrência destes crimes, contribuindo assim para o aumento do sentimento de segurança da comunidade Abrantina.''

07 AGO 2012

Abrantes: MP acusa "camorra" que aterroriza a cidade desde 2000

Por Jornal Abarca

O Ministério Público (MP) de Abrantes acusou sete arguidos, entre os 19 e os 52 anos, considerados muito violentos e perigosos, imputando-lhes os crimes de associação criminosa, extorsão na forma continuada, coacção, dano, ofensas corporais e ameaça agravada. Quase todos residem no problemático bairro social de Vale das Rãs, em Abrantes.

Durante 10 anos, o grupo extorquiu dinheiro e bens a comerciantes, instaurando um verdadeiro clima de terror. Um empresário de Abrantes foi violentamente espancado em duas ocasiões, ameaçado de morte com arma de fogo e viu o seu café ser destruído várias vezes por recusar sempre pagar a "protecção" exigida pelos agressores. A situação foi, na altura, noticiada pelo jornal Abarca (edição 267, de 23 de Setembro).

Segundo a acusação, muitos comerciantes, perante ameaças de morte ou de vandalização, viram-se forçados a pagar mensalmente "quantias não inferiores a 50 euros, bem como géneros alimentícios e outras mercadorias", como tabaco e bebidas. "A obtenção dos valores monetários desta forma ficou conhecida por ‘camorra’", refere o despacho de acusação.

Por outras palavras; O medo reinava em Abrantes.

Apesar de levar sete arguidos a julgamento, o próprio MP reconhece que não conseguiu identificar e deduzir acusação contra todos os elementos do grupo que espalhou o terror na cidade desde 2000.

Recorde-se que em Outubro de 2010 o Comando Distrital da PSP de Santarém afirmou, em comunicado, que “a criminalidade denunciada e detectada pela Esquadra da Polícia de Segurança Pública de Abrantes está dentro dos parâmetros de registo criminal normais”.

O que podemos fazer para contribuir para a nossa segurança?

O autarca de Matosinhos, Guilherme Pinto garantiu ainda que da reflexão de todos os representantes presentes na reunião, surgiu a ideia de que «o importante é investir na prevenção». Diz o autarca e muito bem e dizemos nós também.

O melhor método é a prevenção, (lá diz o ditado que homem prevenido vale por dois), para evitarmos termos surpresas, pois os amigos do alheio estão sempre à espera de uma oportunidade, e não facilitam se ela surgir não tenham dúvidas eles não a desperdiçam, esta falsa sensação de segurança em que vivíamos, leva a que sejamos um pouco descuidados, esta sensação ainda persiste, o que leva as pessoas não levarem a sério a questão de segurança, mesmo com as notícias, que diariamente se ouvem, as pessoas pensam que só acontece aos outros.

Edições relacionadas com este tema no: Jornal Abarca

  • Edição 267, de 23 de Setembro de 2010
  • Edição 269, de 07 de Outubro de 2010
  • Edição 272, de 28 de Outubro de 2010

Ps: Para quem é mais velho, ainda se devem lembrar que quando alguém batia à porta se dizia “entre quem é”.

Com saúde e paz, o resto vem atrás.

"Eduquem as crianças de hoje e não será preciso castigar os homens de amanhâ". (Pitágoras há 2.500 anos)

Viva CDS-PP- viva Portugal.





 
  


 

   
 
 
 
 
 

 
 

  
 

 

 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário