Número total de visualizações de páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

GOVERNO AUMENTA VALOR DA COMPARTICIPAÇÃO MENSAL DOS LARES DE INFÂNCIA E JUVENTUDE PARA 700 EUROS


O Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, assinou um conjunto de protocolos de cooperação com a União das Misericórdias Portuguesas, a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade e a União das Mutualidades Portuguesas numa cerimónia que foi presidida pelo Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, e na qual esteve também presente o Secretário de Estado Marco António Costa, e que decorreu na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, em Lisboa.

«Sabemos da especificidade da resposta de lares para esta área da infância e juventude, que servem crianças e jovens em situação de perigo e de risco, lidando com casos das mais diferentes proveniências e com cuidados exigidos extremamente particulares», afirmou o Ministro, acrescentando que o Governo «tem a obrigação de, com estas crianças e jovens, ganhar o futuro».

Pedro Mota Soares referiu ainda que «uma ação destas é inédita, representando um forte investimento, mas que colherá uma sociedade melhor». E realçou que, «embora Portugal o tivesse desenhado há muito tempo, nunca teve uma rede de cuidados especializados destinada a crianças e jovens que, após intervenção médica, necessitem de cuidados continuados».

«Esta resposta nasce agora», afirmou o Ministro, acrescentando que a referida rede de cuidados «não se circunscreve a esta faixa etária, chegando também a prematuros para que possam ter o acompanhamento necessário».

«Mas queremos mais, por isso - ainda no conjunto de medidas inseridas no ano europeu do envelhecimento ativo e de solidariedade entre gerações - avançámos já com a criação de cuidados especializados para a demência, através da formação específica de cuidadores e profissionais por forma a garantir o acompanhamento devido nestes casos e a sinalização das eventuais situações que possam vir a evoluir neste sentido», concluiu Mota Soares.

O Ministro sublinhou que em 2012, o Governo aumentou a verba dos acordos de cooperação em 1,3% e planeia fazer o mesmo em 2013, o que representa o aumento de mais 30 milhões de euros.

Quinta, 08 Novembro 2012 15:05
Fonte: Portal do Governo

Sem comentários:

Enviar um comentário