Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO: CDS "GLOBALMENTE FAVORÁVEL" A TODOS OS DIPLOMAS DA OPOSIÇÃO, EXCEPTO O DO PSD

O CDS-PP manifestou esta quinta-feira uma posição “globalmente favorável” em relação aos diplomas da oposição sobre a avaliação de professores e estatuto da carreira docente, mas apontou um “problema” com o projecto de resolução do PSD.

Durante o debate que decorreu na Assembleia da República em torno dos oito diplomas da oposição sobre aquelas duas matérias, Paulo Portas deixou indicações sobre o sentido de voto dos democratas-cristãos.

No entanto, ressalvou que, "na especialidade, tem alguns problemas" com os diplomas que pedem a nulidade dos efeitos das classificações atribuídas no primeiro ciclo avaliativo.

“Temos uma posição globalmente favorável aos projectos apresentados pela oposição. Temos um problema com o diploma do partido à nossa esquerda: a ausência da palavra suspensão”, afirmou o líder do CDS-PP.

Na sua intervenção, Paulo Portas acusou o Governo de ter um “problema de orgulho” com a palavra “suspensão” e aconselhou o PSD a não se deixar “contagiar pelo receio que o Governo tem com o verbo suspender”.

“Apelo ao bom senso. Parece-nos que um Governo que diz que não vai mandar fazer os procedimentos do segundo ciclo já reconheceu que a avaliação tem de ser suspensa. Se o vosso problema é um problema de orgulho com o verbo suspender, deixe o orgulho de lado”, afirmou.

Paulo Portas acrescentou que esta é a oportunidade de trazer “a paz” de volta às escolas, lembrando que “já nem o próprio PS defende o actual modelo de avaliação de desempenho”.

Por outro lado, apontou contradições no discurso do Governo: “Vai dar instruções às escolas para cessarem os procedimentos, mas se mantém o modelo em vigor está a pedir às escolas que não cumpram o que está determinado”.

“Politicamente o decreto não existe, mas juridicamente existe. Seria inexplicável”, acrescentou.

CDS com DD

Sem comentários:

Enviar um comentário