Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 12 de maio de 2009

Comunicado CDS ABRANTES - Crime Ambiental no Labirinto do Açude Insuflável

Comunicado

Concelhia do CDS/PP de Abrantes

Crime Ambiental no Labirinto do Açude Insuflável

No Aquapolis em Abrantes

Pela dificuldade na subida do peixe

Milhares de peixes - tainha e barbo - ficaram fechados no percurso do labirinto, por erro no manuseamento das válvulas, tendo morrido com falta de oxigénio. O alerta foi dado aos Bombeiros Municipais de Abrantes por uns pescadores que ali passavam nessa ocasião, ocorrida no verão de 2008.

Esses peixes mortos, calculados em mais de uma tonelada, acabaram por serem despejados pela Protecção Civil rio Tejo abaixo, tendo aparecido muitos deles nas margens da Lezíria, até Vila Franca de Xira.

O labirinto forma um corredor demasiado curto, cuja corrente pelo desnível das águas em curso se torna quase impossível de transpor. Os peixes precisariam de um corredor mais extenso e de pelo menos uma zona de repouso a meio desse percurso para amortecer a força da corrente e permitir aos peixes a recuperação na subida. Ora nada disso foi feito, o que surpreende dado o projecto ter tido a aprovação superior, em termos ambientais, incluindo junto do crivo sempre rigoroso da CE.

A Concelhia do CDS/PP não pode deixar de alertar para esta situação e estranhar o silêncio e a inacção da responsável do pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Abrantes e de toda a vereação e de todos os deputados municipais, que nunca se debruçaram sobre essas questões.

Abrantes, 12 de Maio de 2009

O Presidente da Concelhia CDS/PP de Abrantes

João Baptista Pico

Sem comentários:

Enviar um comentário