Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de maio de 2009

XV PROPOSTA - Acabar com as redes de esgoto de fachada - Saneamento sério e responsável!

A Candidatura Abrantes Popular não aceita mais que a rede de saneamento básico seja mera vaidade estatística sem suporte sério e responsável.
Primeiro, nas povoações que se dizem já cobertas pela rede de esgotos, ainda subsistem demasiadas habitações e outros edifícios sem ligação à rede de esgotos, por culpas acrescidas dos SMA, que aplicam taxas de ligação aos colectores perfeitamente abusivas e incomportáveis para a maioria dos munícipes.
.
Segundo, muitas das redes de esgotos limitam-se às ruas nos altos das colinas e no alto dos planaltos das povoações deixando um enorme número de edifícios na meia encosta ou nos vales completamente fora dessas mesmas redes de saneamento. E, mesmo assim, não deixa de haver na colina da cidade, a maior aberração, na chamada etar dos Carochos, cuja trapalhada se resume nisto: a Câmara vem dizendo aos seus munícipes que existe lá uma etar, ao mesmo tempo que em Tribunal vem fazendo prova de que nunca existiu etar, para fugir ao pagamento da mesma aos empreiteiros.
.
Terceiro, mesmo quando se instalam fossas colectivas com estações elevatórias nos pontos baixos das povoações, falta sempre uma segunda fossa de reserva para recolher os dejectos sobrantes, em momentos de avaria dos sistemas de bombagem, factos que ocorrem com demasiada frequência. Havendo a jusante desse depósito principal ou primeira fossa estanque, uma segunda fossa estanque em apoio da primeira, perfeitamente acessível a um auto-tanque de recolhas de esgotos, já não ocorriam esses desastres ambientais tão frequentes nas nossas povoações, de durante vários dias seguidos termos os esgotos a correrem a céu aberto, como tem sido o caso no Carvalhal de Baixo e no Souto, com a particularidade bem gravosa de a jusante dessas fossas colectivas ou depósitos, se situar a albufeira do Castelo de Bode, que serve a rede de abastecimento de água municipal e não só.
.
Quarto, a Candidatura Abrantes Popular exige e propõe cobrir todas essas falhas graves e colocar os 66 km de margens da albufeira, no concelho de Abrantes, sob protecção efectiva contra quaisquer falhas que possam acarretar prejuízos ambientais irreparáveis. A jusante das casas fundeiras terá sempre que existir um ponto de recolha, com dupla segurança, através de uma fossa colectiva principal e estanque e uma segunda fossa de reserva.
.
Escusado será dizer, que a maioria das habitações fundeiras nas diferentes povoações ficam muitas vezes sem qualquer controlo e protecção da rede de saneamento municipal, a coberto de estatísticas falsas e de mera fachada.

Sem comentários:

Enviar um comentário