Número total de visualizações de páginas

domingo, 17 de maio de 2009

O CDS-PP quer ouvir no Parlamento esclarecimentos de Lopes da Mota


O CDS-PP quer ouvir no Parlamento esclarecimentos de Lopes da Mota a propósito do caso Freeport e das alegadas pressões que terá exercido junto dos magistrados responsáveis pela investigação.
Esta reacção do CDS surge após a publicação pelo semanário “Sol” neste Sábado, de declarações de Lopes da Mota que admite ter usado os nomes do ministro da Justiça e do Primeiro-ministro em conversas com os magistrados do caso Freeport.

Para o deputado Nuno Melo, estas declarações têm de ser explicadas a nível político e não apenas no âmbito do processo disciplinar que foi imposto a Lopes da Mota por parte do Procurador-geral da República, Pinto Monteiro.

«
Não pode ficar tudo na mesma. As pessoas não podem esperar apenas que o tempo decorra e que nada aconteça. Por isso, no que de nós dependa, o senhor ministro da Justiça e o procurador Lopes da Mota vão ser ouvidos no Parlamento», sublinha o deputado.

Nuno Melo quer que Alberto Costa e Lopes da Mota dêem «explicações ao país» assumam as responsabilidades e garantiu que se a maioria PS quiser inviabilizar estas audições, o CDS-PP irá requerê-las potestativamente.

Nuno Melo disse ainda não compreender como Lopes da Mota continua no Eurojust, ainda para mais depois de ter admitido que «usou indevidamente o nome do ministro da Justiça para pressionar investigadores criminais».

«Não se compreende que o senhor ministro da Justiça saiba que o seu nome foi indevidamente utilizado e não se indigne e permita que tudo fique na mesma e não reaja. Faz algum sentido?», questiona o parlamentar do CDS-PP.
O requerimento para esta audição vai ser entregue na próxima segunda-feira, garante o deputado Nuno Melo, que exige ainda a demissão de Lopes da Mota, como representante de Portugal no Eurojust.


CDS com RR

Sem comentários:

Enviar um comentário