Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A globalização, os abrantinos por esse mundo fora e o programa de férias que ainda não foi feito por cá...

Há quem estime, que por cada abrantino residente há dois abrantinos ausentes por esse mundo fora... Outros chegam a outra proporção ainda maior: de um para quatro.

O avô por cá e o filho, a nora e dois netos por fora... Quandonão são três filhos, os conjuges e seis netos, e a proporção passa de um para doze...Os abrantinos residentes no concelho são cerca de 40 mil.
Dá que pensar... Ainda mais feitas as contas bem feitas!
...Principalmente, quando esse mundo fora se chama Constância, Tomar, Torres Novas, Entroncamento, Leiria, Santarém ou a Grande Lisboa... Genebra, Berna, Viena, Munique, Bona, Paris, Luxemburgo, Londres, Roma, Madrid, Barcelona, Valência, Luanda, Benguela, Malange, Dili, Macau, etc...
Aqui deixo esta pequena história...
(enviada pelo José Bourdain)
«O António, depois de dormir numa almofada de algodão (Made in Egipt), começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador (Made in Japan) às 7 damanhã.
Depois de um banho com sabonete (Made in France) e enquanto o café (importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Chech Republic), barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China).
Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in Singapure) e um relógio de bolso (Made in Swiss).
Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seucomputador (Made in Thailand) para ver as previsões meteorológicas.
Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumode laranja (produced in Israel), entrou no carro Saab (Made in Sweden) e continuou à procura de emprego.
Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland), e após comer uma pizza (Made in Italy), o António decidiu relaxar por uns instantes.
Calçou as suas sandálias (Made in Brazil), sentou-se num sofá (Made inDenmark), serviu-se de um copo de vinho (produced in Chile), ligou a TV (Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL...
.
Talvez este mail devesse ser enviado às empresas e aos consumidores portugueses.
O Ministério da Economia de Espanha estima que se cada espanhol consumir 150 euros de produtos nacionais por ano, a economia cresce acima de todas as estimativas e, ainda por cima, cria não sei quantos postos de trabalho.
Ponham o mail a circular. Pode ser que acorde alguém.»
.
Nota: Em 15/7/2008, a Vereadora Céu Albuquerque reservou para a sua tomada de palavra, na sessão de Câmara, o anúncio de que no 1º semestre de 2008 passaram pelo posto de Turismo de Abrantes 1.624 visitantes, sendo 173 estrangeiros.

E completou a sua prestimosa colaboração com o segundo anúncio, relativo à execução só do projecto para o Jardim das Borboletas cuja factura do projectista era de 14.600 euros, sendo a obra de 150 mil euros.

E a vereadora Isilda Jana, como que não querendo ficar-lhe atrás, propôs um subsídio de apoio à delegação cabo-verdeana de Ribeira Brava de 6.000 euros. APROVADO POR UNANIMIDADE - PS e PSD, perante o regozijo de Nelson de Carvalho, claro!
.O BE nada disse, pois já lhe bastava a etar dos Carochos. Os "independentes" que existiam não estavam para aí virados e a CDU não viu aí arrogância alguma e nada disse.

Entretanto, a vereadora Isilda Jana em duas palavras à Antena Livre dirigida pelo marido gabava a descoberta que a delegação abrantina fizera na sua viagem (quanto custou a viagem, isso já não revelou...) em Agosto ao Japão, como se nunca as revistas da especialidade tivessem dito e redito das proezas dos nipónicos no voluntariado e sugeria ou apelava a mais voluntariado dos munícipes...

O vereador do Desporto irá irmanado no mesmo espírito nipónico, com as crianças este sábado para o peditório para o Banco Social...

Admirável concelho este...

Sem comentários:

Enviar um comentário