Número total de visualizações de páginas

domingo, 26 de abril de 2009

O 25 de ABRIL não impediu em ABRANTES a sobranceria e o desinteresse do executivo destes professores...

O Lúdico no Enriquecimento EscolarLúdico é a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, raciocínio de uma criança através de jogos, música, dança, mímica.O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros, tornando qualquer aprendizado leve e descontraído.
Esta é a melhor definição do conceito de lúdico, segundo uma instituição idónea.
.
Há dias a candidata à Junta de Alferrarede, Dora Caldeira, (PSD) , veio denunciar as ditas aulas das Actividades do Enriquecimento Escolar, dizendo isto no blog do PSD:
«A Câmara, recorde-se, contratou algumas empresas para assegurarem a tal "Escola a tempo inteiro", mas não revelou qualquer preocupação em saber se as mesmas reuniam qualidades e certificações para proporcionarem aos alunos verdadeiras aprendizagens e saberes. Afinal, a única preocupação que teve foi com o orçamento que cada uma apresentou (quanto mais baixo, melhor) e ocupar, de qualquer maneira, repito, de qualquer maneira, estas crianças.
.Tem sido um rol de verdadeiras "trapalhadas" estas aulas, onde sobretudo os extras abundam. Com efeito, algumas das pessoas contratadas pelas empresas não tem qualquer formação pedagógica, nem qualquer conhecimento do currículo e da disciplina que têm que leccionar. Ou seja, podem ser professores dos nossos alunos qualquer um que apareça a dizer que está disponível para passar um tempo com as crianças».
.
Eu, como candidato à Câmara pelo CDS/PP, não posso no entanto, de deixar de assinalar mérito nesta denúncia feita pela candidata à Junta de Alferrarede, donde o facto de concorrer pelo PSD não lhe retira valor. Nada mais grato, para quem como eu que foi um militar do 25 de Abril de 1974, poder ao fim de 35 anos dar prova do que era o "VERDADEIRO SENTIDO de LIBERDADE", nesse mesmo dia. Hoje dispenso-me de comentar o que por aí se festeja...
LAMENTO, é que na candidatura do PSD ninguém mais tenha pegado em tão nobre causa, como é a educação das nossas crianças. Ao invés, já lá encontrei foi autênticas barbaridades contra as crianças, escritas, ainda por cima, por um professor.
.
Tudo quanto hoje aqui foi escrito sobre o tema da educação infantil e a colocação dos despachos do presidente da Câmara de 23/9/2008, mostrou como não houve o necessário carinho e a devida valorização das acções a empreender para garantir que as nossas crianças iriam mesmo ter os melhores programas de "Enriquecimento Escolar".
Afinal de contas, são as nossas crianças, o garante do futuro do concelho. Para elas tudo pelo melhor, é - e será sempre - a divisa do ABRANTES POPULAR.
Pelo exposto nos "post" abaixo, se percebe quanto o Abrantes Popular está disposto a avançar no Enriquecimento Escolar.
O travão pela precipitação na "venda" com perda de 250 mil euros, por parte da autarquia, nuns terrenos para a Mitsubishi no Tramagal e o repúdio por obras perdulárias, como o Jardim das Borboletas (150 mil euros), a estátua das Cidades Imaginárias (270 mil euros) e outras mais, mostra bem o rigor e a dignidade que o Abrantes Popular quer fazer regressar à vida municipal.
MAIS: A solução das Actividades do Enriquecimento Escolar passariam sempre pela intervenção do corpo docente local e pelas raízes culturais autóctones, - escolas de música, bandas locais, grupos de teatro e dança, ranchos folclóricos, docentes credenciados, animadores culturais, desportistas, organizados em cooperativas de ensino ou noutro meio de associação. Seriam sempre os actores de intervenção preferencial - sem perder de vista a qualidade da valorização e da inovação que tanto necessitam de serem canalizadas para a estratégia de competitividade do concelho.
SEMEAR para COLHER!
João B. Pico

Sem comentários:

Enviar um comentário