Número total de visualizações de páginas

domingo, 26 de abril de 2009

O LÚDICO no enriquecimento escolar

Alguém definia o Lúdico como a forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, raciocinio de uma crianca através de jogos, música, dança, mímica.O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros, tornando qualquer aprendizado leve e descontraido.

Foi a candidata do PSD à Junta de Alferrarede quem abordou o tema pela primeira vez, e neste aspecto, não tenho nenhuma relutância em mencionar esse facto, que já vinha sendo discutido no seio do ABRANTES POPULAR.

Curiosamente, foi a nossa candidata, Drª. Vera Santos, que integra a lista à Assembleia de Freguesia de Alferrarede pelo CDS/PP, quem nos deixou algumas pistas na abordagem do problema.

Disse a candidata do PSD, Dora Caldeira, "que a Câmara, recorde-se, contratou algumas empresas para assegurarem a tal «Escola a tempo inteiro», mas não revelou qualquer preocupação em saber se as mesmas reuniam qualidades e certificações para proporcionarem aos alunos verdadeiras aprendizagens e saberes. Afinal, a única preocupação que teve foi com o orçamento que cada uma apresentou (quanto mais baixo, melhor) e ocupar, de qualquer maneira, repito, de qualquer maneira, estas crianças".
.
Temo que ela tenha razão, infelizmente o digo, olhando na perspectiva dos malefícios da aprendizagem das nossas crianças. Lendo a acta da Sessão de Câmara de 14/10/2008 apenas ficámos a saber que foram duas empresas, as escolhidas e pelo montante global de cerca de 270 mil euros, para ministrarem as aulas de inglês (JNGR) e as aulas de Música e Actividades Desportivas / a Lúdico-Ideias).E prosseguiu a candidata do PSD:"Tem sido um rol de verdadeiras «trapalhadas» estas aulas, onde algumas das pessoas contratadas pelas empresas não tem qualquer formação pedagógica, nem qualquer conhecimento do currículo e da disciplina que têm que leccionar. Ou seja, podem ser professores dos nossos alunos qualquer um que apareça a dizer que está disponível para passar um tempo com as crianças".Vera Santos, como educadora de infância fez uma abordagem ao problema como especialista de ensino infantil que é, que concordo inteiramente, quando diz:

- «A meu ver, tem de haver qualidade, a qualidade é de facto, uma palavra-chave! Se não houver qualidade, certamente que não haverá aprendizagem por parte das crianças! Então, essas actividades significam, sim, um mero passar de tempo e consequentemente, não trarão benefícios, nem desenvolvimento plural. As pessoas contratadas devem ter habilitação ou formação pedagógica para leccionar, seja música, inglês, ou qualquer outra área.

Com tantos professores no desemprego, porquê colocar pessoas sem habilitação específica?

Penso que a este nível, há uma necessidade patente de inovar e repensar a qualidade da Educação, porque as crianças que temos hoje, serão os adultos de amanhã!

Deverá haver uma articulação coerente entre o currículo nuclear e as actividades de enriquecimento, com profissionais de qualidade!

Estamos em período de crise, mas uma Educação de qualidade deve estar em primeiro plano e, deve ser uma das principais apostas!».

2 comentários:

  1. Pois é educação a preço de saldos. Por isso, é que neste momento estão professores com licenciatura exigida para leccionar as aec´s que não receberam ainda o mês de Abril e já estamos no final de Maio. Que motivação temos nós para continuar com o nosso trabalho???? Nós que temos que pagar todos os meses segurança social e temos de andar a pedir dinheiro para combustível para que as crianças tenham direito aos seus direitos. Estou cansada ...quem paga as nossas contas?? Que culpa temos nós da empresa contratada pela câmara não tenha dinheiro!!!! os pais que nos desculpem pela nossa falta de motivação, as crianças que nos desculpem a falta dos nossos sorrisos. Mas é a educação a preço de saldos que a câmara contratou

    ResponderEliminar
  2. e os professores que fartam-se de fazer km para dar aulas e não recebem. A empresa ainda não pagou o mês de Abril a ninguém. Estamos a trabalhar para alguém encher os bolsos. E a entidade promotora das aec´s o que tem a dizer sobre este assunto?

    ResponderEliminar